quinta-feira, 28 de julho de 2011

24º Festa do Cavalo de Raposos

                  

Agosto chegou, e com ele todos os raposenses já esperam animados pela Festa do Cavalo. O evento é tradição da cidade e conta com atrações musicais, concursos, barraquinhas, e um público contagiante.

Em 2011, a festa chega na sua 24º edição, ocorrendo entre os dias 18 e 21, com entrada franca. Logo na abertura, a quinta-feira será uma noite dedicada especialmente para o público gospel, com apresentação da banda “Ministério Glorifica” e “Peões em Cristo”. Nos dias seguintes, o sertanejo universitário estará no palco. Começando pela sexta-feira com as duplas Roger Pires & Edson, Bruno & Breno, e Banda Safira. No sábado, sobem ao palco Fernando & Fabrício, e Clayton & Romário. No último dia do evento, quem se apresenta é Ataíde & Alexandre, Ricardo Moreira, e o grupo de pagode Na Balada, encerrando a grande festa. Também haverá o famoso concurso de marchas e rodeio!!

Não deixe de participar deste evento que tem lugar garantido no calendário municipal, a Prefeitura de Raposos se empenha em realizar uma ótima festa para a população que todo ano agita essa comemoração.

terça-feira, 26 de julho de 2011

July Fest tradicional em Raposos

A mais tradicional festa julina de Raposos, promoveu alegria e descontração para a população. Entre os dias 8 e 10 de Julho, na praça da Estação, muita música, comida e apresentações animaram o público. A cidade de Raposos possui grande tradição em Festas Juninas.
O evento July Fest já é tradição na cidade.
Promovida pela Prefeitura de Raposos através da Secretaria Municipal de Educação Cultura Esporte Lazer e Turismo, o evento foi realizado nos dia 8, 9 e 10 de julho de 2011 e contou com intensa programação cultural tendo participação das Escolas Estaduais Dr. Cícero Corrêa Araújo, Helena Vieira Gonçalves, Dom Cirilo de Paula; das Escolas Municipais Professora Maria José Augusta dos Santos, Sônia Sabarense Martins, Dr. Francisco Santos Cabral, Sagrado Coração de Jesus, Francisco Diogo Félix, Maria da Silva Brito, Professora Maria Antônia de Souza França. Água Limpa, APAE, Creche Menino Jesus; diversos shows com bandas locais e convidadas e apresentações de grupos de quadrilhas da cidade e do Arraial de Belô.
Doze instituições participaram desta festa com barraquinhas comercializando comidas e bebidas típicas, jogos, brincadeiras e correio elegante.
A praça foi toda decorada para o evento que teve como tema o cangaço.

Lei Geral das pequenas e micro empresas estimula comércio local


O desenvolvimento de Raposos é o foco principal da Prefeitura Municipal. Visando acelerar cada vez mais deste setor, a atual administração buscou uma parceria que foca o melhor rendimento dos comerciantes locais, apoiando o fluxo de renda local.



A primeira ação foi a realização de uma palestra sobre economia com o palestrante Romulo Rende, economista do SEBRAE, na sexta-feira (22/07). Foram chamados os empresários e comerciantes da cidade, que compareceram no centro pastoral. Romulo alertou sobre a lei geral das micro e pequenas empresas que ampara os comerciantes de pequeno porte do país. Ilustrando sua fala, exibiu um vídeo sobre empreendedorismo e a circulação do dinheiro dentro de um mesmo município, valorizando o comércio do mesmo. Deixou bem claro os benefícios que podem trazer para Raposos, caso os comerciantes sigam estas dicas, como geração de empregos, fortalecimento da economia local, geração de recursos, entre outros. Mas para isso, eles devem regularizar a situação da sua empresa e/ou negócio, para que possa ser classificado e se utilizar da lei.




Quanto à regularização, destacou que além dos benefícios, fica mais barato estar sobre a legalidade, e também disse que a administração que fiscaliza deve desburocratizar os processos de formalização do comércio, como por exemplo, reduzir cargas tributárias, apoiar os pequenos empreendedores rurais e individuais, estimular o turismo, buscar inovações tecnológicas, e estimular o associativismo. Depois dessa “aula” de desenvolvimento, micro empresários da região esclareceram suas dúvidas, e saíram com uma visão de futuro animador para bom rendimento dos negócios e crescimento da cidade.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Prefeitura de Raposos intensifica ações de incentivo ao turismo local

Circuito Turístico do Ouro

Nesta administração a Prefeitura tem participado ativamente das reuniões e ações da Associação dos Municípios do Circuito Turístico do Ouro.

A ACO (Associação do Circuito do Ouro), é uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como missão promover o desenvolvimento do turismo sustentável através da integração contínua dos municípios do Circuito Turístico do Ouro, consolidando uma identidade regional. O trabalho visa também estimular o espírito de cooperação para incrementar as indústrias turísticas e culturais, promover os recursos turísticos existentes, facilitar a qualificação dos serviços e fortalecer a identidade regional dos municípios que integram o Circuito.
Fazem parte do Circuito Turístico do Ouro os municípios de Bom Jesus do Amparo, Caeté, Catas Altas, Congonhas, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova Era, Nova Lima, Ouro Preto, Piranga, Rio Acima, Raposos, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia e São Gonçalo do Rio Abaixo.



Raposos regulariza documentação turística junto a Associação Circuito Turístico do Ouro, Secretaria de Estado do Turismo e Ministério do Turismo


Diversas documentações estão sendo pesquisadas, atualizadas e cadastradas na ACO, SETUR e Ministério do Turismo com intuito de inserir definitivamente o município de Raposos no mercado turístico. Confira toda a documentação que já foi regularizada: Inventário da Oferta Turística; Mapeamento do Turismo Étnico e Religioso; Mapeamento do Turismo Rural, Calendário de Eventos Turísticos; Meio de Hospedagem Alternativo; Divulgações de Eventos Realizados em Raposos; Fotos Referentes ao Patrimônio Histórico e Natural de Raposos; Produção Associada, entre outras.


Com a regularização de todas estas documentações, o município já foi convidado a participar de Rodada de Negócios, através do Circuito do Ouro, Salão Mineiro de Turismo, Armazém Metropolitano, entre outros.




quinta-feira, 21 de julho de 2011

Raposos recebe o II Rock das Velhas

Pela segunda vez, Raposos tem um bom atrativo para os amantes ou admiradores de um bom Rock’n Roll. O “Rock das Velhas” é um evento que, além de muita música, tem também um ideal. Aliás, três ideais, o de promover a cultura do rio das velhas, ajudar famílias carentes, e apresentar bandas ainda desconhecidos do grande público.

Os shows serão realizados nos dias 27 a partir de 12h e 28 a partir das 10h, no mês de Agosto. O local será na Rua Herval Silva, próximo ao campo do Ideal, sendo que o ingresso será trocado por 1kg de alimento não perecível. Em 2010 teve a primeira edição e foi um sucesso, com boa aceitação. Sendo assim, os organizadores esperam ainda mais espectadores esse ano.

As atrações já foram divulgadas no site www.rockdasvelhas.com.br, sendo dez bandas agitando o público durante o fim de semana, então programe-se para contribuir com essa realização. Esse evento tem o apoio da Prefeitura de Raposos.





quarta-feira, 20 de julho de 2011

Projeto Música Minas busca talentos raposenses




Aconteceu no cinema de Raposos um encontro com os organizadores do Projeto Música Minas, que visam divulgar os talentos do estado pelo Brasil a fora, e até no exterior. Através da Secretaria de Cultura de Raposos, reunindo os artistas locais, foi realizado esse bate papo para expor o trabalho, e envolver os participantes abraçando essa causa.
Com apenas três anos de atuação, o projeto divulga festivais, feiras musicais e diversos movimentos artísticos da música mineira. Desde 2009, já percorreu 24 cidades do interior. Todo esse trabalho resultou na produção de um vídeo documentário com músicos e compositores de expressão da música de Minas Gerais, como por exemplo: Milton Nascimento, Maurício Tizumba, Sérgio Pererê, John (integrante da banda Pato Fú), entre outros. Produziram também, quatro catálogos divididos em gêneros, cada um com um cd.
Destacando a presença da sonoridade mineira, principalmente com a participação das harmonias tiradas das cordas e percussões, os idealizadores pensaram em como expandir o quadro de músicos mineiros no cenário nacional e até no exterior. Para isso eles passam por várias cidades realizando fóruns aos interessados. A participação é mediante inscrições nos editais lançados frequentemente. Após essa inscrição, os candidatos passam por processos de seleções, até que seja escolhido o representante para participar das apresentações. Atualmente, o edital lançado selecionará músicos para se apresentarem em São Paulo, entre os meses de Setembro e Dezembro desse ano, sendo que os selecionados terão todos os custos de hospedagem são bancados pelo projeto, além também de um prêmio de R$2.100 para cada artista ou banda.

Para saber mais, um blog disponibiliza todas as informações: 
 http://www.musicaminas/ .blogspot.com

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO AGORA PRESENTE EM RAPOSOS



A cidade de Raposos viveu no dia 18 de Julho uma importante realização ao longo da sua história. Pela primeira vez, houve uma reunião geral para apresentar ao município o Orçamento Participativo. Muitas experiências e idéias foram trocadas e discutidas, para isso, teve a participação de quem já entende do assunto, como por exemplo, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto de Carvalho; o prefeito de Catas Altas, Saulo Morais de Castro, que implantou o OP na sua cidade em 2009. Também compareceu o presidente do Partido dos Trabalhadores e deputado federal Reginaldo Lopes; além do presidente da câmara dos vereadores Carlos Alberto Coelho; os vereadores Rogério Aparecido Rosa, Edson Raimundo Lopes e Delcídio Maycon de Araujo. E também, como não poderia faltar, o prefeito de Raposos Nélcio Duarte.

A população acompanhou atentamente as apresentações, e agora vendo a capacidade de participar ativamente do progresso da cidade. O centro pastoral ficou cheio e Raposos demonstrou interesse nessa novidade. Servindo como modelo, foram apresentadas as ações do Orçamento em B.H. e em Catas Altas, sendo que o prefeito Saulo Morais destacou a participação do povo junto aos vereadores, que unidos fazem o papel de apresentar e cobrar melhorias no município. Já o vice-prefeito De Belo Horizonte, chamou a atenção para a defesa dos propósitos de cada região, para que a população fique atenta para as votações do seu bairro, e assim futuramente verão os resultados da participação de cada morador ativo na comunidade.

Fato é que, Raposos agora conta com uma importante ferramenta de ação popular, só dependendo da conscientização e colaboração em conjunto para um município em evolução, pois não basta só um lema, mas também colocar em prática a cidadania abraçando nossa cidade.



Educação de Raposos interativa na internet




A Prefeitura Municipal de Raposos trabalha diariamente para a melhoria da rede de ensino público. Várias ações são realizadas, e muitas vezes passam despercebidos aos olhos. A Secretaria de Educação em 2010, com o aval da prefeitura, promove eventos que incentivam as crianças do município a aprender e desenvolver sua criatividade.

Concursos, oficinas, gincanas, entre outros, são eventos que buscam aprimorar os conhecimentos dos alunos. Recentemente, essa interação passou a ser de mão dupla, através de um canal interativo na internet. O "Aprende Brasil", é um espaço onde os alunos adquirem um login e senha, expoem suas ideias, conversam entre si, tiram dúvidas e também, adquirem mais conhecimento. Além disso, interagem com os jogos, debates e matérias do site.

Para saber mais sobre o site acesse: http://www.aprendebrasil.com.br/home.asp