A primeira semana pedagógica de Raposos foi encerrada com a “BLITZ – Nos passos da Educação”; idealizada pelo secretário de educação Glauber Rodrigo Lopes com o apoio do prefeito Nélcio Duarte. O evento parou toda a cidade, despertando atenção dos raposenses, que nunca tiveram iniciativas como essa, em prol da educação.
A caminhada educativa contou com aproximadamente 250 pessoas, entre professores, organizadores da prefeitura e da secretaria de educação. O desfile teve início na Praça São Pedro e finalizou na escola municipal da Água Limpa com sorteio de brindes para os funcionários e uma homenagem ao secretário de educação Glauber.
O objetivo da passeata foi mostrar os projetos das escolas a qual a população não tem conhecimento. Para a moradora do bairro Bela Vista, Cíntia Magalhães, a iniciativa foi ótima, porque segundo ela, é preciso mostrar o lado bom de Raposos. Mora a 39 anos no local e nunca viu algum evento que mostrasse as conquistas da cidade. Exemplo da mudança foi o prêmio que recebeu o secretário de educação, divulgado pelo Jornal Escolar, produzido pela comunicação da prefeitura que foi distribuído no dia do evento. Ela completa dizendo que a região precisa ser mais divulgada e vista com bons olhos por todo o Brasil porque tem muita coisa boa que serve de exemplo, como a própria caminhada para valorizar os professores e funcionários da educação.

Um dos motivos que mostram o desenvolvimento na cidade na gestão do prefeito Nélcio Duarte é o cuidado com a melhoria da educação. Glauber é um secretário diferente e que avalia as necessidades de Raposos bem de perto, “gosto de ir às escolas, conversar com as professoras e crianças. Ir a campo mesmo e saber do que está acontecendo. Depois sento com a minha equipe para ver o que poderá ser feito dentro de nossas condições” afirma o secretário. Todo esse esforço pode ser acompanhado pela professora da E.M Maria Augusta, Solange dos Reis, ela conta das melhorias que já foram realizadas, como por exemplo, a chegada de brinquedos para as crianças, que aproximadamente seis anos tinham sido solicitados e não tiveram sucesso. Atualmente chegaram não só brinquedos, mas como também materiais escolares que estavam em falta. Para as professoras estão sendo oferecidos cursos, oficinas e palestras educativas, ela mesmo já concluiu aproximadamente 10 cursos, entre eles, primeiros socorros.
A saúde também está na lista de prioridades. A prefeitura disponibilizou a contratação de uma nutricionista exclusiva para a educação, onde é realizado mensalmente um trabalho individual com cada aluno municipal, o controle de pesagem que acompanha o desenvolvimento nutricional de cada aluno. A professora Solange também ressaltou a qualidade da merenda escolar. “agora as crianças tem frutas variadas todos os dias, que antes não tinham”. A resposta para o bom resultado são as poucas vagas existentes nas escolas, crianças que saíram para estudar em outras instituições, estão querendo voltar, conta a professora.