quarta-feira, 28 de dezembro de 2011


Teve início dia 19 de dezembro o Curso de Meios de Hospedagem com objetivo de capacitar pessoas para funcionamento de meios de hospedagem no município de Raposos.

Os próximos dias do curso e temas a serem abordados serão realizados conforme o seguinte:

* 04/01/2012 

- Procedimentos necessários para atendimento ao hóspede: ficha de registro ndo hóspede; etapas de atendimento pessoal e telefônico; lidando com pedidos e reclamações; reservas; fechamento e recebimento das diárias;
- Como preparar o café da manhã: definição do cardápio; planejamneto de compras; cuidados no preparo dos alimentos; como preparar a mesa do café da manhã;

* 07/01/2012

- Visita técnica a uma Pousada: reconhecer como é viável o negócio hospedagem de uma forma autônoma.

* 11/01/2012

- Como arrumar o quarto para o hóspede: planejar o enxoval; cuidados na lavagem e passagem do enxoval; limpeza, higienização e arrumação do quarto;

* 18/11/2012

- Noções de preço de venda na porestação de serviço: pós-venda - possibilidades para prospectar hóspedes;
- Trabalhar na formalidade: Lei Complementar nº 128/2008 (MEI).
 


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Trilheiros exploram a natureza de Raposos




As trilhas de Raposos foram palco do desfile de motos nos dias 10 e 11 de dezembro.
Aproximadamente 160 trilheiros participaram do passeio durante o fim de semana. A chuva incrementou
o evento no sábado, e com muita lama o pessoal se divertiu bastante e puderam se aventurar apreciando a natureza local, o grupo de pagode Na Balada animou o público depois da trilha. No domingo teve show com Geraldinho acústico, além da missa. Também teve sorteios de camisas de trilhas, camisas de malha e capa de bancos de motos. Confira as fotos e fiquem ligados nos próximos encontros que deverão ocorrer em março. O I Encontro de trilheiros foi uma realização da Divisão de Esportes e Prefeitura Municipal de Raposos, com agradecimentos aos comerciantes que apoiaram, ao projeto Rondom Minas, secretaria de saúde e Polícia Militar.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

I QUINTA CULTURAL EM RAPOSOS




v  I Quinta Cultural de Raposos ocorreu no dia 24 de Novembro. Esse evento foi uma realização da divisão de cultura em parceria com o projeto sustentável “Casa Verde” no prédio da antiga estação ferroviária. O público apreciou apresentações da cultura local com música sertaneja (Fernando e Fabrício), bate papo, dança e comida típica (Angu de Raposos). A próxima edição será em Dezembro. 


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Curso gratuito de confecção de bijuterias na divisão de cultura


O curso de confecção de bijuterias utilizando fios de cobre com a técnica do crochê é ministrado pela coordenadora técnica Flávia Santos. De início a sala recebe aproximadamente 30 mulheres para capacitá-las na produção das bijuterias, e visa ao final do projeto em setembro de 2012, realizar uma feira para expor os produtos. A parceria da divisão de cultura com a Prefeitura Municipal trouxe o projeto da ASCAR, e é financiado pelo Instituto Renner. Esse financiamento busca ainda trazer em breve o maquinário para incrementar as peças com banho de ouro ou prata. Outra atividade do curso será a elaboração de esculturas de metais para decoração que também serão expostas na feira final.

 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Reunião define objetivos para explorar o turismo de Raposos


 A sala de reunião da Prefeitura Municipal recebeu no dia 21 de novembro Marta Fróes (chefe da divisão de cultura), Tatiana Pessoa (chefe da divisão de turismo), Katia Almeida (secretária da Fazenda), Geisevane Froes (secretaria de Administração), Glauber Rodrigo Lopes (secretário de Educação) e Geize Pires (chefe de gabinete).

A Diretora Executiva da Associação Circuito do Ouro, Isabella Ricci veio apresentar o projeto de implantação do plano municipal de turismo de Raposos. Análises e conclusões sobre as necessidades da cidade numa planilha detalhada dos pontos a serem explorados, e também dos que ainda devem ser melhorados. Para isso, a cúpula da reunião deve definir os objetivos para trabalhar em cima do que merece mais atenção e investimento para obter retorno a longo prazo, já que o programa prevê um prazo de atuação dos próximos dez anos. Detalhamento de toda estrutura e projetos possíveis em Raposos.
Um dos principais tópicos citados foi a capacitação e utilização dos meios de comunicação para promover e divulgar as ações desse projeto. Importante também segundo Izabella, haver uma interação das áreas para sensibilizar turistas, cidadão e cidades limítrofes. Contar com o apoio dos comerciantes é essencial, até porque eles serão um dos maiores beneficiados com a eficiência do plano. Criar legislação exclusiva para os atrativos naturais, definindo regras, custos e parâmetros em geral para aplicá-la. Junto a essa última, adequar ou adicionar leis ambientais municipais preservando o patrimônio ambiental de Raposos.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

II Feira de Produtores Locais oferece benefícios aos trabalhadores de Raposos


Unidade móvel do SINE/MG esteve presente para auxiliar na emissão de CTPS


A II Feira dos Produtores locais aconteceu na manhã do dia 05/11/201, foram nove barracas expostas com várias opções de culinária, artesanato e agricultura. A feira que já é sucesso pelo segundo mês deste ano é organizada pela Prefeitura Municipal de Raposos e pela Secretaria de Assistência Social.
            Para a expositora Marlene da Conceição, das Barracas das Cândidas, a feira é muito importante para a divulgação de seus produtos e a valorização dos produtores da região. Na barraca da Sra. Marlene foram vendidos: banana, ovos, jatobá, jurubeba e todos os produtos que são plantados na comunidade das Cândidas, próximo á estrada do Morro Vermelho. 

      Um dos destaques da feira foi à presença da unidade móvel do SINE (Sistema Nacional de Emprego). A unidade foi a Raposos a convite do Prefeito Nelcio Duarte que em visita a Cidade Administrativa solicitou esse serviço para os Raposenses para facilitar o deslocamento deles e a agilidade da emissão do documento sem sair da cidade. De acordo com a coordenadora da unidade móvel, Elizabeth Francisca de Souza, foi disponibilizada para Raposos aproximadamente 200 números de carteira de trabalho. Caroline Cristina de Araújo de 17 anos tirou a sua primeira via do documento e fala da importância dessa iniciativa, “Nunca tinha visto uma ação dessas aqui na cidade e para mim foi ótimo, porque agora posso procurar emprego e ir em busca de  oportunidades”. A barraca do SINE permaneceu na feira de 09h ás 14h e foram realizadas 54 emissões de carteira de trabalho. 


            O prefeito Nelcio Duarte marcou presença no evento, visitou as barracas e conversou com moradores. Além dele, o Secretário de Estado Adjunto de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo também visitou a feira com sua esposa parabenizando a Prefeitura de Raposos pela iniciativa e se colocou a disposição para ajudar cada vez mais nos próximos eventos.




Seleção para participar da Feira 
Atenção Produtores de Raposos e região façam logo o seu cadastro e participem das próximas feiras
            A realização da feira foi baseada em uma reunião entre os interessados para organizar a quantidade de barracas a ser disponibilizadas para o evento. Lembrando que a Prefeitura de Raposos oferece toda a estrutura para o feirante, barracas e organização são feitas pela prefeitura e pela Secretaria de Assistência Social. O suporte “técnico”, qualificação e escolha dos produtos a serem expostos são realizados pelos funcionários da Emater.
            Para participar das próximas feiras é necessário procurar a Secretaria Assistência Social para realizar um cadastro, após realizar esse cadastro serão avaliados os produtores para em seguida haverá um contato para os procedimentos das próximas feiras. 

fotos:  Karine Alonso

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

IV Conferência é realizada em Raposos



A IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Raposos foi realizada no dia 04/11/2011 no Salão Vicentino no centro da cidade. O tema da conferência foi “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”


O evento teve apresentações dos alunos da APAE e da Creche Menino Jesus, os convidados dançaram para divertir e estimular ainda mais a participação de todos em palestras incentivadoras como essa.
A palestrante e diretora da Anglogold, Sandra Magalhães, apresentou aos participantes um novo modelo de política adotada para o tratamento das crianças e adolescente de Raposos, Sandra falou da importância de um espaço democrático para os jovens e a participação deles na política da Cidade.



terça-feira, 1 de novembro de 2011

Festa do Servidor de 2011 reúne mais de 500 funcionários no fim de semana de Raposos



A Prefeitura Municipal de Raposos presenteou os servidores com uma bela festa recheada de muita alegria, boa comida e música de qualidade. Realizada na Escola Municipal da Água Limpa, a confraternização foi durante a tarde de sexta-feira, no último dia 28 e contou com a presença de mais de 500 funcionários públicos. As duplas Bruno & Guilherme, Cristiano & Eduardo cantaram desde clássicos sertanejos aos hits atuais e agitaram os presentes. 


            Um dos destaques da comemoração foi o sorteio de brindes, doados pelas empresas de Raposos e grande região que prestam serviço para a Prefeitura, além de cestas com brindes diversificados, vale dinheiro, um mês de academia grátis, a Prefeitura sorteou eletrodomésticos em geral. 


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Caminhada educativa encerra com sucesso a 1ª Semana Pedagógica


A primeira semana pedagógica de Raposos foi encerrada com a “BLITZ – Nos passos da Educação”; idealizada pelo secretário de educação Glauber Rodrigo Lopes com o apoio do prefeito Nélcio Duarte. O evento parou toda a cidade, despertando atenção dos raposenses, que nunca tiveram iniciativas como essa, em prol da educação.
A caminhada educativa contou com aproximadamente 250 pessoas, entre professores, organizadores da prefeitura e da secretaria de educação. O desfile teve início na Praça São Pedro e finalizou na escola municipal da Água Limpa com sorteio de brindes para os funcionários e uma homenagem ao secretário de educação Glauber.
O objetivo da passeata foi mostrar os projetos das escolas a qual a população não tem conhecimento.  Para a moradora do bairro Bela Vista, Cíntia Magalhães, a iniciativa foi ótima, porque segundo ela, é preciso mostrar o lado bom de Raposos. Mora a 39 anos no local e nunca viu algum evento que mostrasse as conquistas da cidade. Exemplo da mudança foi o prêmio que recebeu o secretário de educação, divulgado pelo Jornal Escolar, produzido pela comunicação da prefeitura que foi distribuído no dia do evento. Ela completa dizendo que a região precisa ser mais divulgada e vista com bons olhos por todo o Brasil porque tem muita coisa boa que serve de exemplo, como a própria caminhada para valorizar os professores e funcionários da educação.
Um dos motivos que mostram o desenvolvimento na cidade na gestão do prefeito Nélcio Duarte é o cuidado com a melhoria da educação. Glauber é um secretário diferente e que avalia as necessidades de Raposos bem de perto, “gosto de ir às escolas, conversar com as professoras e crianças. Ir a campo mesmo e saber do que está acontecendo. Depois sento com a minha equipe para ver o que poderá ser feito dentro de nossas condições” afirma o secretário. Todo esse esforço pode ser acompanhado pela professora da E.M Maria Augusta, Solange dos Reis, ela conta das melhorias que já foram realizadas, como por exemplo, a chegada de brinquedos para as crianças, que aproximadamente seis anos tinham sido solicitados e não tiveram sucesso.   Atualmente chegaram não só brinquedos, mas como também materiais escolares que estavam em falta. Para as professoras estão sendo oferecidos cursos, oficinas e palestras educativas, ela mesmo já concluiu aproximadamente 10 cursos, entre eles, primeiros socorros.
A saúde também está na lista de prioridades. A prefeitura disponibilizou a contratação de uma nutricionista exclusiva para a educação, onde é realizado mensalmente um trabalho individual com cada aluno municipal, o controle de pesagem que acompanha o desenvolvimento nutricional de cada aluno.  A professora Solange também ressaltou a qualidade da merenda escolar. “agora as crianças tem frutas variadas todos os dias, que antes não tinham”. A resposta para o bom resultado são as poucas vagas existentes nas escolas, crianças que saíram para estudar em outras instituições, estão querendo voltar, conta a professora. 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Blitz na ponte para conscientizar, alimentos saudáveis para o paladar



Os motoristas e pedestres que passavam pela ponte Magalhães Pinto, na entrada da cidade, eram parados pela Polícia Militar com apoio de integrantes do Pró-Jovem, para receber panfletos e cartilhas de boa conduta no trânsito. Durante a manhã de sábado (08/10) a ação mobilizou a cidade para conscientização em geral, visando educar os transeuntes, evitar acidentes, e melhorar a circulação nas vias de Raposos. 




I MOSTRA DE PRODUTORES LOCAIS DE RAPOSOS

A secretaria de assistência social em parceria com a secretaria de meio ambiente, promoveu no último sábado (08/10) a I Feira dos Produtores Locais de Raposos. Destacando a agricultura, e principalmente os produtos sem agrotóxicos, a feira teve biscoitos, artesanatos, frutas, verduras, legumes, entre outros. Foi apenas a primeira de outras que virão enriquecendo a agricultura local, e oferecendo qualidade na culinária da cidade.

FOTOS: BRUNO MORAIS





sexta-feira, 7 de outubro de 2011

I Semana Pedagógica começa com celebração de culto

Um momento inédito em Raposos. A educação do município passa por uma fase de ascenção. Tudo isso devido a movimentação do secretário de educação Glauber Rodrigo Lopes e os colaboradores da rede de ensino de Raposos. A I Semana Pedagógica mobilizou a cidade com atividades variadas no decorrer da primeira semana de outubro. Logo no primeiro dia, foi realizado um culto na Igreja do Evangelho Quadrangular, sábado (01/10), com a presença das diretoras, funcionários da secretaria de educação, e também do secretário.

Os pastores da igreja oraram e cantaram numa linda celebração, que abriu com chave de ouro abençoando todoo projeto e os envolvidos nele.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Prefeito de Raposos vai à Brasília para reivindicação à Senadores para votação dos royalties do petróleo e regulamentação da EC 29

             
Cerca de 1.500 prefeitos de todo o país, entre eles o de Raposos, Nélcio Duarte Neves, estiveram presentes em Brasília nos dias 13 e 14 de setembro, participando de uma manifestação para reivindicar aos senadores a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que estabelece investimentos em saúde, e a derrubada do veto à lei sobre a distribuição dos royalties que provêm da exploração do petróleo. Essa mobilização foi promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).        
Os royalties são igualmente repartidos entre os estados produtores e não-produtores. Acontece que os estados não-produtores querem uma parte do que já está sendo produzido, o que implica numa redivisão. Pela proposta do governo, os estados produtores teriam uma redução de seus ganhos, e sua participação cairia de 26,25% para 18% em 2012. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, fez um apelo pela manutenção do veto do ex-presidente Lula à lei que estabelece a forma de partilha dos royalties do petróleo (Lei 12.351/10). Caso o veto seja derrubado pelo Congresso, a pasta deixará de receber recursos do pré-sal, perdendo R$900 milhões em seu orçamento deste ano, informou.
fonte: google
Mercadante é favorável à transformação de 30% dos royalties em uma “poupança estratégica” para o país, com destinação para as áreas de educação e ciência e tecnologia. A idéia tem o apoio de Cristovam Buarque (PDT-DF) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).
“É preciso preservar os estados produtores de petróleo, mas usar esses recursos para dar um salto estratégico, gerando uma economia sustentável e competitiva.” Reivindicou o ministro. Acrescentou que, em breve, os royalties não existirão e “teremos que apostar cada vez mais em energia renovável. Estamos gastando recursos que gerações futuras não terão mais”.
O presidente do Senado José Sarney estipulou prazo final para a votação do veto à divisão dos rolyalties até 5 de outubro. 

fonte: "Jornal do Senado" (14 de setembro de 2011)


Para saber mais acesse: www.raposos.mg.gov.br

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Primeiro posto municipal odontológico é inaugurado em Raposos


Ao lado do Rio das Velhas, foi sediada a cerimônia de inauguração de mais uma realização da atual administração. O prefeito Nélcio Duarte Neves juntamente com a secretária de saúde, Karla Maria Martins Lima, fizeram o descerramento da placa oficial do espaço, logo em seguida, o coordenador odontológico Dr. Amilton, cortou a fita simbólica com a ajuda dos membros do conselho municipal de saúde. Para encerrar as atividades do evento, o padre Gastão de Jesus Jorge fez a benção do local, e a reza do “Pai Nosso” acompanhado por todos.

Autoridades locais prestigiaram o evento e parabenizaram a realização, pela grande utilidade deste tipo de serviço para a população. Entre os que falaram para os presentes, estiveram o prefeito, a secretaria de saúde, o presidente da câmara dos vereadores, Carlos Alberto Coelho de Azevedo, que segundo ele, esta obra é de extrema importância para o reconhecimento do trabalho, para que a população perceba a atuação da prefeitura em benefício dos munícipes, já que a abertura do posto era uma das maiores exigências dos cidadãos. “Temos que atuar principalmente na prevenção dos problemas de saúde, pois é melhor do que remediá-los, sem contar que nossa saúde começa pela boca, se ela está bem cuidada, nosso corpo todo tem a mesma tendência.  

Estiveram presente também, o senhor Ely Alves de Jesus que representou o conselho municipal de saúde, além do tenente Paulo Henrique e o padre Gastão.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Alunos da rede pública de ensino desfilam no 7 de Setembro

O povo brasileiro tem como característica ser patriota, mas no dia da independência fazem questão de mostrar esse sentimento, seja desfilando, segurando a bandeira nacional, ou simplesmente acompanhando o desfile. Como não poderia deixar de ser, Raposos teve seu desfile composto por alunos da rede pública de ensino.

Veja abaixo imagens das celebrações do dia da Independência:
Fotos Rafael Gonçalves Costa