Um início de semana diferente para as crianças de Raposos. A secretaria de educação promove na segunda-feira (21/05), o II Seminário de Educação Infantil, esse ano com foco no desenvolvimento da criança. Será realizado na Escola Municipal Profª. Maria José Augusta dos Santos Albuquerque com palestras, apresentações e oficinas durante todo o dia. Fique ligado e participe.

E nos dias 26 e 27 de maio, o projeto Oasis ânima em parceria com a secretaria de educação promove dia de ação e conscientização na Escola Municipal Sônia Sabarense Martins, das 9 às 18h.
Muita coisa ainda vem por aí, então fique atento para participar dessa integração entre alunos, educadores e comunidade para uma Raposos cada vez melhor.
OASIS
Criado pelo Instituto Elos* o Jogo OASIS é uma ferramenta de apoio a mobilização cidadã para a realização de sonhos coletivos. Concebido para ser de uso livre e praticado de forma totalmente cooperativa, para que todos, juntos, realizem algo em comum, o Oasis propõe regras que permitem a vitória de todos, sem exceção. Jogar o Jogo Oasis é entrar numa brincadeira séria de transformar o mundo!
O nome Oasis foi inspirado nos livros de história. A idéia central é a de que nosso mundo está cheio de vastos “desertos”: regiões e comunidades onde, social e/ou ambientalmente, a vitalidade foi destruída. Mas, sem dúvida alguma, nesses lugares ainda existem pontos de luz cheios de esperança, beleza e alegria.
Como jogar
A Metodologia Elos representa o caminho para a aplicação da Filosofia Elos de Transformação,seu propósito é promover a vivência de suas crenças, princípios e 7 disciplinas: O Olhar, O Afeto, O Sonho, O Cuidado, O Milagre, A Celebração e A Re-evolução.
- O Olhar: O caminho inicia-se com o exercício e cultivo de uma visão apreciativa sobre a comunidade (grupo) e seu ambiente, a fim de criar um cenário de abundância de recursos e possibilidades. É neste passo que identificamos e valorizamos a presença e o potencial de contribuição de cada pessoa.
- O Afeto: Nesse passo vivencia-se o estímulo para o estabelecimento de relações afetivas entre as pessoas, a confiança e o desejo do cuidado mútuo – experiências que alimentam e fortalecem o trabalho coletivo. O exercício da escuta é uma habilidade essencial deste passo.
- O Sonho: Agora, é preciso criar o espaço e a relação para a expressão das melhores e mais profunda aspirações coletivas que todos temos. Construir uma imagem do melhor que gostaríamos de realizar, indo além da prática comum de identificar problemas. Quanto mais genuíno, profundo e precioso é o sonho, mais apoio ele tem por toda a comunidade.
- O Cuidado: A construção coletiva requer o planejamento cuidadoso de estratégias amplamente as expectativas de um conjunto de sonhos, respondendo a questão de como caminhar juntos cuidando de si, do outro e de um sonho comum ao mesmo tempo.
- O Milagre: Eis o momento da ação do coletivo fortalecida pelas suas melhores qualidades e habilidades, munida da abundância de recursos existentes na comunidade, confiante pelos laços afetivos que a unem, e motivada por seus melhores sonhos. É um presente fora do comum que você dá a si e ao outro.
- A Celebração: Com a sensação do Milagre, depois da jornada de ação, acontece o reencontro para partilhar a alegria da realização conjunta, reconhecer e celebrar a contribuição de cada um na conquista coletiva. É quando a realização física e a experiência vivida ganham ainda mais sentido porque estão alimentando a celebração vida.
- A Re-Evolução: Enfim, o impulso para um novo ciclo de realizações, conectando a rede de parceiros e os sonhos coletivos em um movimento de expansão e transformação. É hora de pensar no futuro, momento de colher aprendizados e planejar ações a partir da iniciativa e autonomia de cada comunidade, encaminhando toda a energia mobilizada e os parceiros conquistados para a materialização de novos desafios. Ação em rede para transformar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário